Importação! Novo sistema da Receita Federal entregas reduzidas em até 10 dias!

Para quem costuma importar produtos de fora do Brasil com frequência, está atento para saber como vai funcionar o novo sistema da Receita Federal, que promete agilizar o processo de taxação e assim fazer com que o comprador receba o produto de forma mais rápida em sua casa.



Atualmente comprar do exterior exige realmente muita paciência, pois apesar do produto que vem de fora chegar rápido no Brasil, todos os processos internos de fiscalização, tributação e entrega costumam ser bem moroso e demorado, levando a loucura os marinheiros de primeira viagem que acompanham diariamente seus códigos de rastreamento sem nenhuma atualização.

No entanto esse tempo longo de espera entre a compra e o recebimento do produto pode diminuir um pouco, pois foi divulgado pela Receita Federal dias atrás novidades em relação ao assunto, que será um sistema integrado entre a Receita Federal e os Correios que desta forma deve-se agilizar todo esse processo.

E segundo informações divulgadas pela imprensa, com a implantação desse sistema, o tempo de entrega pode ser reduzido em até 10 dias!

Porém um detalhe importante! Algumas pessoas parecem estar interpretando errado essa informação, acreditando que depois do sistema o tempo de entrega do produto em sua casa será de apenas 10 dias, então vamos reforçar: Compras no exterior poderão ter entregas reduzidas em até 10 dias, isso quer dizer que o tempo de espera poderá ser reduzido em até 10 dias, ou seja, se a média atual hoje é de 30 a 40 dias, passará a ser de 20 a 30 dias por exemplo.

Como é hoje

Atualmente quando você compra um produto do exterior pela internet, depois que ele chega no Brasil, o mesmo passa pela fiscalização da Receita Federal, o produto então é taxado(se aplicável) ou então liberado sem taxadas.

O sua compra então vai para os Correios, no caso do produto liberado sem taxas, ele segue para entrega na sua casa, caso taxado você recebe em sua casa um aviso dos Correios, informando que sua compra foi taxada, nele é informado o código de rastreamento do produto, valor da taxa e endereço da agência dos Correios onde você deve comparecer para o pagamento das taxas e retirada de sua mercadoria.

No vídeo abaixo explico também o que acontece quando você tem um compra taxada e como proceder, caso tenha dúvidas.

Como será com o novo sistema da Receita Federal

Como explicado no inicio deste post, com a implantação do novo sistema o tempo de entrega deve cair em até dez dias, uma vez que o processamento das mercadorias de maior risco serão selecionadas automaticamente pelos equipamentos da Receita Federal.

Outra novidade fica por conta da questão do pagamento de impostos, uma vez que não será mais necessário ter que ir pessoalmente até uma agência dos Correios para fazer o pagamento dos impostos e retirar a sua mercadoria, uma vez que o pagamento das taxas poderá ser realizado diretamente pela internet através de bancário ou cartão de crédito, e com isso a sua compra seguirá diretamente para entrega em sua casa.

Conforme informações divulgadas o pagamento das taxas online poderá ser realizadas pelo chamado Portal do Importador dos Correios, porém ainda não foram divulgados oficialmente mais detalhes sobre o portal, nem mesmo a url de onde o mesmo irá ficar disponível.

Taxas e impostos muda alguma coisa?

Em relação a questão da taxação os valores e alíquotas continuaram as mesmas ou seja, compras de pessoas físicas enviadas por pessoas físicas de até 50 dólares seguem isentas, já compras recebidas de pessoas físicas continuam sujeitas a taxa de importação de 60%(valor do produto mais frete) além do ICMS que pode ser cobrado ou não, dependendo do estado onde você reside.

E você o que achou desse novos sistema da Receita Federal interligado com os Correios? Será realmente algo bom para todos? Mande seus comentários e participe!

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *