Quais as diferença entre phablet, smartphone e tablet ?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas ao fazer a compra de um celular, especialmente quando se está importando da China, pois os anúncios geralmente trazem a informação: “Phablet ou smartfone”, então nessa publicação vamos trazer uma explicação clara para que você possa saber quais são as diferenças entre eles e nunca mais esquecer!



Sabia que você pode ter um Phablets e não um Smartphone? Sim! Isso mesmo, você tem um Phablets e nem sabia disso, já quem busca aparelhos para comprar lá da China, sempre acaba se deparando com diversos modelos e marcas que trazem nas suas descrições a informação Phablets ou Smartfone.

Mas qual a diferença do Phablets para o Smartphone? Então vamos as respostas!

O que é Smartfone

Em tradução livre, como o próprio nome diz, um smartfone, é nada mais que um celular inteligente, afinal além de fazer ligações como qualquer aparelho telefônico, ele é capaz de realizar inúmeras outras tarefas e possuir inúmeras outras aplicações.

Porém um aparelho para ser um smartfone, não pode ter mais que 5 polegas(4,99 polegadas para ser mais preciso), acima disso, o aparelho já é considerado um Phablets.

O que é Phablets

Já os Phablets, também chamados em alguns locais de phoblet, fablet ou foblet, são na verdade uma mistura de Smartphones com Tablets, pois tem as características dos Smartfones, porém trazer uma tela maior que a dos smartfones no entanto não grande para serem considerados um tablet.

Se você perceber o nome Phablet, nada mais é que combinação das palavras phone e tablet.

As telas dos Phablets vão de 5 até 7 polegadas(6,99 polegadas para ser mais preciso).

O primeiro phablet da história foi o Galaxy Note, lançado pela Samsung na IFA 2011 em Berlim, em outubro de 2011, segundo a Wiki.

Outro detalhe importante em relação aos phablet, é que são todos de inteiro Touch Screen Capacitivo.

O que é Tablet

Por fim temos os tablet’s, cuja telas começam com o tamanho de 7 polegadas e vão até 10.2 polegadas, porém é possível encontrar no mercado aparelhos chamados de tablet que possuem telas de até 11 polegadas por exemplo, então como não existem regras fixas para essas definições, algumas pessoas chamam esses tablets de telas gigantes e 11 polegadas de Notebook’s Touch Screen.

Então qual é a diferença?

Então de maneira simplista, como podemos observar a principal diferença entre phablet, smartphone e tablet está relacionado ao tamanho da tela que estes possuem!

Então para você que diz que o Mi Max 2(video abaixo) parece um tablet, você está errado, pois com a sua tela de 6.44 polegadas o Mi Max 2 é apenas um phablet como tantos outros! 🙂

Exemplos de smartfones, phablet e tablet

O Oneplus 5 é um Phablet!
Agora que você já está sabendo tudo sobre o assunto, vamos aos exemplos!

O Oneplus 5 por exemplo, ele possui uma tela de 5.5 polegadas, então ele é considerado um phablet, o mesmo acontece com o Mi6, que apesar de possuir um tela menor que do Oneplus 5, tem uma tela superior a 5 polegadas, então ele também é um phablet, e você sempre irá encontrar um phablet na maioria dos anúncios de vendas deste aparelho na internet.

Lembrando, se o aparelho tem uma tela entre 5 e 7 polegadas ele é um Phablet ! Simples assim!

O Xiaomi Redmi 4X cuja versão trás uma tela de 5 polegadas é considerado um smartfone, e não um phablet, até mesmo nos anúncios de venda do aparelho como nesta página por exemplo, veremos a informação “Xiaomi Redmi 4X 4G Smartphone”.

Bem tablet’s dispensam exemplos, afinal possuem uma bem grande que fica entre 7 e 10,2 como explicamos anteriormente.

E você já conhecia e sabia dessas diferenças? E o aparelho que você possui é um phablet, smartphone ou tablet? Mande seus comentários e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *