Celular 4G importado funciona no Brasil? Tire as suas dúvidas aqui!

Ao comprar um celular da China ou de qualquer outro lugar do mundo, é fundamental ter atenção para a questão das frequências do 4G suportadas pelo aparelho e conferir se ele vai funcionar no 4G do Brasil sem problemas.



Dias atrás trouxe um post bem completo comentando se o Honor 9 funciona no 4G do Brasil ou não, inclusive trouxe algumas dicas neste mesmo post sobre como descobrir a frequência do 4G utilizada pela operadora na sua cidade.

E como esse é um assunto muito interessante e importante, afinal quem vai comprar um celular lá da China, tem sempre que ficar atento as bandas suportadas pelo aparelho, para que assim não tenha problemas na utilização do 4G no Brasil, achei mais que interessante trazer esse post aqui no blog com resumo do assunto, para ajudar você que está comprando seu primeiro celular da China, não ter nenhuma dúvida e assim comprar um aparelho 100% funcional no Brasil, sem medo de errar!

Veja também: Celulares mais vendidos em 2017 na China!

E para quem tem aquela preguiça de ler quem sabe, trago logo abaixo o vídeo que fiz justamente sobre esse assunto: Celular 4G da China funciona no Brasil? Confira!

Em relação ao 3G, você não terá problemas no Brasil, afinal a maior parte dos países do mundo já padronizaram suas faixas de frequências do 3G.

Já em relação ao 4G a resposta é depende!
Isso porque não existe um padrão utilizado mundialmente para a freqüência 4G, então cada país utiliza uma freqüência.

Então para evitar erros, é importante saber que atualmente no Brasil a maioria das operadoras utiliza o 4G na banda B7 referente à frequência de 2.600 MHz, sendo que em muitas cidades o 4G também é operado na Banda B3 que utiliza a frequência na faixa 1.800 MHz.

Desta forma ao comprar um celular lá da China ou de qualquer outro lugar do mundo, fique atento sempre nas especificações técnicas e veja se ele suporta as Bandas B7 e B3, pois dessa forma você não terá problemas em utilizar o 4G no Brasil atualmente.

E essa informação das bandas suportadas pelo aparelho você encontra facilmente nas páginas de vendas dos celulares ou no site dos fabricantes!

DICA IMPORTANTE

Ao verificar as bandas suportadas verifique sempre as frequencias do 4G LTE: FDD que é a rede utilizada no Brasil, e não a TDD, então cuidado com esse detalhe para não confundir as coisas!

O Honor 9 por exemplo se observarmos a página de venda dele na Gearbest, vamos perceber que ele suporta algumas bandas no 4G entre elas a B3, porém não suporta a banda B7, isso significa que o 4G dele vai funcionar no Brasil somente em regiões onde a sua operadora utiliza o 4G na Banda B3, em outro locais vai funcionar somente o 3G.

Sem esquecer que nos próximos anos o 4G no Brasil vai operar também na Banda B28, que usa a freqüência de 700 mhz, inclusive em algumas capitais o 4G já entrou em operação nessa banda, que trás uma melhor qualidade para a transmissão de dados.

Banda B28 700 MHz

Lembrando que a freqüência de 700 MHz, atualmente é ocupada pela tv analógica, que como vocês devem saber aos poucos está sendo desativada em todo o Brasil, e assim vai liberar espaço para o 4G nessa freqüência.

O OnePlus 5 por exemplo, é um aparelho que já trás suporte a Banda B28, alias ele é um dos aparelhos TOP de linha que mais suporta bandas do 4G.

Desta forma nesse momento você deve estar pensando… “E agora meu aparelho suporta as bandas B3 e B7 mas não suporta a banda 28, terei problemas no futuro ?”

Calma, como eu disse teremos mais uma banda para o 4G, isso não quer dizer que o 4G vai deixar de funcionar na banda b3 e b7, por isso fique tranqüilo quanto a isso por enquanto!

Então pessoal esse foi um breve resumo sobre a questão do 4G, espero que tenham gostado, e que possa ter tirado possíveis dúvidas sobre o assunto, e que assim você possa fazer a compra de seu celular lá da China sem muitas preocupações em relação as freqüências do 4G.

Ficou com alguma dúvida? Mande seus comentários e participe!

16 comentários em “Celular 4G importado funciona no Brasil? Tire as suas dúvidas aqui!

  • 10 de novembro de 2017 a 23:46
    Permalink

    Olá gosto muito do seu canal e surgiu uma dúvida. Comprei um no mi note 2, não é a versão global, mas possui as seguintes bandas… 4G: FDD-LTE B1/B3/B5/B7 , ele vai funcionar aqui no Brasil mais especificamente em sp?
    Desde já muito grato.

    Responder
  • 12 de dezembro de 2017 a 12:28
    Permalink

    Oi, estou pensando em comprar um Mi 6 e ele funciona nas bandas B3 e B7. Sabe dizer se há diferença quanto às versões global e internacional do aparelho com relação ao 4G? Haveria algum método de descobrir a 4G da minha cidade sem baixar o APP? Meu celular atual não possui 4G.
    Obrigado.

    Responder
    • 12 de dezembro de 2017 a 16:01
      Permalink

      Victor, em relação ao 4G tanto o Global e o Internacional do Mi 6 vão funcionar sem problemas no Brasil, a diferença no caso seria para quem vive na Europa, pois o global suporta mais bandas, mas para o Brasil não faz diferença.

      Responder
  • 23 de dezembro de 2017 a 13:35
    Permalink

    Olá amigo! Parabéns pelo conteúdo aqui exposto. Mas tenho uma dúvida. Fiquei interessado no honor 9 e vi que ele não funciona na banda B7, no entanto funciona na banda B3. Como posso saber se na minha cidade (Recife) pega a banda B3?

    Responder
  • 4 de Janeiro de 2018 a 22:16
    Permalink

    Ola amigo muito legal seu conteudo.
    tenho vontade de comprar um aparelho chines, mais tenho visto que anatel vai fazer mudanças esse ano, sera que não vai ter restrições a esses aparelhos ?? o medo é adquirir o aprelhor e depois ele ser bloqueado..

    Responder
  • 8 de Janeiro de 2018 a 16:50
    Permalink

    Eae Udu blz. ..Parabéns pelo blog e o canal do youtube. Muito bem detalhada suas explicações e tutoriais. Estou interessado no Honor 9. Vi vários posts e vários vídeos com opiniões variadas. Mas seguindo suas dicas do outro post, pelo app LTE discovery no meu S5 não aparecia a banda, apenas GCI. Então digitei o código *#0011# e apareceu o B7. Tive que fazer isso do lado de fora da casa, pq troquei de operadora recentemente e a OI não funciona a os dados dentro de casa. Nem 3G imagine 4G…vai entender…sinal péssimo. Agora ae vão minhas dúvidas. Espero que possa responder.
    1. Existe a possibilidade de em uma cidade (Brasília, meu caso) da operadora usar as duas frequências, B3 e B7. Ex.: Em um determinado local da cidade só pega B3 em outro B7 e talvez em outro as duas juntas?!
    2. No caso do Honor 9. Vc diz que na página de venda dele funciona na B3. Mas isso são todos os modelos dele. Ou podem haver outras versões que possam funcionar a B7. Pergunto pq vi comentários diversos de pessoas que utilizaram o Honor 9 em SP por exemplo…e em algum locais funcionava o 4G e em outros não. Seria o caso de haver versões ou modelos do Honor 9 que podem funcionar com a B3 e a B7?! Ou seria o fato do local da cidade que a pessoa se encontra que pode variar o funcionamento do 4G. Pq acho mais lógico essa última opção, pq meu S5 em alguns lugares não funciona o 4G. Acho inclusive que na maioria. É quase sempre no H+ ou as vezes até E+.

    Responder
    • 8 de Janeiro de 2018 a 18:23
      Permalink

      Marcelo, sobre as suas dúvidas vamos lá:
      1 – Sinceramente não sei dizer se em uma mesma cidade a operadora pode usar bandas diferentes, realmente foge do meu conhecimento qual o padrão das empresas de telefonia neste caso.
      2 – Esse lance de funcionar o 4G em alguns locais e outros não está relacionado ao sinal da operadora somente, pois em locais onde o sinal do 4G está na banda B3 1800MHz, o aparelho vai operar no 4G, ja sem o sinal vai usar somente o 3G.

      Espero que tenha ajudado de alguma forma, qualquer coisa escreva, abração!

      Responder
  • 20 de Janeiro de 2018 a 11:56
    Permalink

    Eae Uduluiz blz…vlw pelá outras respostas. Acho que me alonguei demais na pergunta anterior. Resumidamente. Aqui em BSB o 4G é na B7. Então o Honor 9 funcionando na B3 quer dizer que não funcionará aqui o 4G, confere?! Gostei do aparelho e queria comprar…mas funcionar só 3G é maus…

    Responder
  • 28 de Fevereiro de 2018 a 00:33
    Permalink

    Cara preciso saber se o One plus 5 e 5t funcionam internet :???

    Responder
  • 12 de Março de 2018 a 09:47
    Permalink

    Show de bola, suas explicações. Muito bom mesmo! Sabe nos dizer se conhece algum site ou algum link geral para que a gente possa ver as especificações dos aparelhos com relação a rede/frequência?

    Responder
  • 26 de Março de 2018 a 08:10
    Permalink

    Olá, comprei um Orbic Wonder acreditando no que li na net que a 3G é global já, que todos os paparelhos já pegam o 3G em qualquer lugar, mas aqui ele só está conectando no edge! Essas são as bandas q vem relacionadas no manual do fabricante:
    2G GSM 850, 900, 1800, 1900
    CDMA / EVDO+ BC0, BC1, BC10
    WCDMA Band II (1900), Band IV (1700 AWS), Band V (850)
    4G-LTE FDD B2, B4, B5, B12, B13, B17, B25, B26 TDD B41 (HPUE) ,VoLTE, VoWiFi
    4G 2x10CA B2-B4, B2-B5, B2-B12, B2-B13, B4-B4, B4-B5, B4-B12, B4-B13,
    B25-B25, B25-B26

    Li sobre o assunto mas confesso que não entendi muito bem. Você pode me ajudar e dizer se posso ter esperança ou se me ferrei bonito?

    Responder
  • 6 de Abril de 2018 a 23:26
    Permalink

    Boa noite, comprei um Oukitel K6, moro em Cuiabá-Mato Grosso, e gostaria de saber se o 4G funcionará normalmente aqui no estado… poderia me ajudar?
    Obrigada.

    Responder
  • 13 de Abril de 2018 a 23:14
    Permalink

    Amigos eu gostaria de saber em qual região do Brasil a telefonia móvel opera nesta banda B7 2.600Mhz, pois comprei um repetidor de celular nesta frequência e já rodei em varias cidades onde precisei dele como reforço para os sinais deficientes daqui do brasil e em nenhum lugar encontrei esta frequência.. pelo menos aqui na região nordeste: Bahia, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais não existe esta frequência. Grato por quem puder me ajudar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *