Golpe! Saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço-FGTS

Mensagem que circula pelas redes sociais, especialmente pelo whatsapp, informa que você pode ter valor do FGTS para receber, porém a mensagem nada mais é que um golpe que solicita o compartilhamento da mensagem para outros usuários, assim como baixar aplicativos que podem trazer prejuízos.



Esse golpe do FGTS não é novidade, e esteve em alta durante as notícias relacionadas ao saque do FGTS, porém os últimos dias voltou a ser compartilhada por muitas pessoas no whatsapp, a mensagem é algo parecido com essa: Quem trabalhou entre 1998 a 2016 com carteira assinada pode receber na caixa 2 salarios minimos. Confira se seu nome ta na lista dos que podem sacar os R$1760,00.

E ainda trás um link que redireciona você para uma página que trás informações como a do print abaixo:

Nessa tela pede que você preencha seu nome, data de nascimento, estado e se trabalhou no período de 1998 à 2016.

Ao clicar em “próximo”, você é encaminhado para uma nova tela que diz o seguinte:

“ENCONTRAMOS
O SEU NOME NA LISTA!

Para liberar a lista clique no botão COMPARTILHAR e selecione 5 amigos no WhatsApp e envie essa informação a eles.

Após finalizar os compartilhamentos você terá acesso a lista.”

Ainda abaixo existem comentários “fakes”, que fazem acreditar que o processo realmente funciona e existe dinheiro para receber, e pede para que você compartilhe a mensagem com mais pessoas para assim poder conferir seu nome na lista!

Dica: Percebe-se facilmente tratar-se de um golpe pelo fato que no campo de nome ou data de nascimento, basta informar qualquer coisa, que sempre irá dizer que seu nome está na lista.

E o golpe avança na sequencia, solicitando que você faça cadastro em serviços de SMS pago ou então é levado a fazer o download de aplicativos falsos, que com isso podem acabar infectando o seu smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

Então fica a dica! Não compartilhe qualquer tipo de mensagens como essas, sem antes checar a veracidade das informações, visto que geralmente tais “correntes” são de informações falsas ou até mesmo tratam-se de golpes, como esse sobre a questão do FGTS.

Por fim, sempre que tiver dúvida em relação a benefícios ou direitos, busque informações diretamente na fonte, e lembre-se, nenhum órgão publico vai solicitar que você compartilhe algo para obter informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *