Como desbloquear bootloader Xiaomi – Qualquer aparelho da Xiaomi!

Para quem possui um smartfone da Xiaomi com o bootloader bloqueado, e deseja fazer a troca da ROM, o primeiro passo é realizar o desbloqueio bootloader, que é relativamente simples e fácil como vamos mostrar neste tutorial de hoje.



Para desbloquear o bootloader de qualquer aparelho da Xiaomi, é necessário realizar algumas etapas, então vamos nessa!

Dica importante! É recomendado sempre efetuar um backup de todos os dados do dispositivo antes do desbloqueio do celular, especialmente se possui armazenamento criptografado, para não perder dados importantes!

Abaixo trago o vídeo que publiquei no canal UduTech, onde trago um resumo sobre o assunto e mostro o desbloqueio do bootloader do Xiaomi Mi Note 3, confira:

➡ 1° Passo – Possuir uma conta MIUI

Caso você ainda não possua uma conta MIUI, você pode criar uma rapidamente diretamente pelo https://account.xiaomi.com/pass/register?_locale=pt_BR

Para registrar a sua conta e bem simples, basta seguir os passos!

Depois de criar a sua conta acesse a url http://www.miui.com/unlock/index_en.html e clique em “Unlock Now”.

Caso apareça a tela abaixo, neste campo você deve criar um apelido para a sua conta MIUI de usuário no forum, o apelido deve ter de 3 à 15 caracteres.

Então insira se apelido e clique no botão azul!

➡ 2° Passo – Logar sua conta MIUI no aparelho que deseja desbloquear

Tento o usuário e senha da sua conta MIUI, logue com ela no aparelho que deseja desbloquear o Bootloader, para isso basta ir em “Settings”(Configurações) > Mi Account e logar com seu usuário e senha MIUI.

➡ ATUALIZAÇÃO!

A Xiaomi alterou a forma de desbloqueio do bootloader, agora não é mais necessário solicitar código via SMS, então avance para o passo 4 !

3° Passo – Solicitar desbloqueio do aparelho

Agora que você já tem uma conta MIUI e um apelido criado para o FORUM MIUI, acesse novamente a URLhttp://www.miui.com/unlock/index_en.html e clique em “Unlock Now”.

Você então será redirecionado para a tela abaixo:

Nessa tela você deve informar seu nome, código do país, número do seu celular e também justificar porque você deseja desbloquear o seu aparelho, essa justificativa deve estar em inglês, então se tiver dificuldade com o idioma, utilize o Google Translator!

Na minha justificativa para desbloqueio escrevi: “Comprei o aparelho com a ROM Chinesa e necessito realizar o desbloqueio para instalação da ROM Global e assim poder utilizar o aparelho no idioma Português”.

Lembrando mais uma vez que a justificativa deve estar em inglês! O texto acima é apenas um exemplo de como você pode fazer essa justificativa.

Preenchido todos os campos basta clicar no botão “Apply Now”.

E então você receberá um SMS em seu telefone para confirmar a solicitação de desbloqueio, basta digitar o código recebido por SMS na página e confirme a sua solicitação.

Ao finalizar você vai visualizar a mensagem abaixo “Submitted. Please wait for the review”.

Dentro de algumas horas ou dias, você irá receber uma mensagem(SMS), como essa ao lado, no celular informado, que foi liberado ou negado o desbloqueio do aparelho para a sua conta MIUI informada.

Então aguarde o recebimento dessa mensagem para prosseguir, pois como disse acima, você pode receber o retorno em algumas horas ou em alguns dias, então é necessário paciência!

Caso a sua solicitação de desbloqueio venha a ser negada, será necessário refazer o processo de solicitação acima, porém antes disso utilize por alguns dias a sua conta Mi, como participando do forum enviado dúvidas ou respondendo perguntas, fazendo o sincronismo do seu aparelho com a conta por exemplo.

Aguarde 72 horas

Depois de receber o SMS com a confirmação da autorização do desbloqueio, aguarde 72 horas para realizar o desbloqueio, caso contrário no momento que estiver finalizando o desbloqueio você vai receber uma mensagem para aguardar 72 horas!

Desta forma, depois de receber a autorização de desbloqueio e aguardar 72 horas, siga os passos abaixo:

➡ 4° passo ativar Modo desenvolvedor e depuração USB

Antes de iniciar o desbloqueio do bootloader, é necessário que você execute alguns passos no seu aparelho da Xiaomi.

O primeiro é desativar a opção “Encontrar dispositivos” caso esteja ativo, para isso vá em Configurações > Conta Mi > Mi Cloud > Desativar a opção de Encontrar dispositivo;

Caso esteja em inglês somente o seu aparelho, segue a mesma lógica! Settings > Mi Account > Mi Cloud > Find device

O segundo é ativar o modo desenvolvedor no seu dispositivo, para isso é muito simples, em aparelhos com MIUI 9 ou superior vá em Configurações(Settings) > Meu Dispositivo(My Device) > Todas as especificações(All specs) e toque diversas vezes sobre a versão da MIUI, até ativar as opções do desenvolvedor;

O terceiro passo agora, depois de ativar o modo desenvolvedor é habilitar a depuração USB, indo no seguinte caminho: Configurações(Settings) > Configurações Adicionais (Additional settings) > Opções de desenvolvedor (Developer options) e ative a opção de depuração USB(USB debugging) conforme tela abaixo:

Quarto passo ainda dentro das opções de desenvolvedor vá na opção de Status de Desbloqueio(Mi Unlock status) e de um toque no botão adicionar conta e dispositivo(Add account and device), aguarde até aparecer a mensagem “Conta Mi adiciona e associada ao dispositivo com sucesso”(Added successfully. Mi Account is associated with this device now.). Lembrando que para executar esse passo é necessário que o aparelho esteja conectado na internet.

➡ 5° passo – Desbloqueando o bootloader

Com a autorização de desbloqueio obtida com sucesso e depois de realizar as etapas acima, acesse a URL
http://en.miui.com/unlock/download_en.html e baixe a ferramenta de desbloqueio, clicando na opção “Download Mi Unlock”.

Depois de terminar o download do arquivo .zip com a instalação, extraia todos os arquivo em um local de sua preferência, e depois execute o instalador chamado “miflash_unlock.exe”.

Aceite os temos do Disclaimer clicando no botão “Agree”.

Feito isso, você vai receber a tela abaixo:

Onde será necessário fazer o login com a Conta Mi, a mesma com a qual você recebeu a permissão de desbloqueio do dispositivo.
IMPORTANTE!A conta que você vai informar acima é a mesma que deve conectada no telefone que será desbloqueado.

Na sequencia o programa irá verificar se sua conta possui a permissão necessária para o desbloqueio do bootloader.

Depois disso, você vai receber a tela abaixo onde será solicitado que seja conectado o aparelho na USB do seu computador/notebook.

O próximo passo, antes de conectar o aparelho na USB, é deixar o seu celular em modo Fastboot.

Para isso, desligue o seu aparelho, e para liga-lo segure o botão POWER e o botão de volume – até ele entrar no modo Fastboot, exibindo a tela abaixo:

Agora em modo Fastboot, conecte o aparelho ao computador/notebook via cabo USB, uma fez que dispositivo for reconhecido e detectado o botão Unlock ficará ativo, então clique em Unlock para iniciar o procedimento de desbloqueio e aguarde a sua conclusão.

Lembrando mais uma vez que antes de iniciar o desbloqueio faça um backup de suas informações importantes!
Uma vez concluído o processo de desbloqueio do bootloader do seu dispositivo basta clicar no botão “Reboot phone” e pronto!

Seu aparelho agora encontra-se com o bootloader desbloqueado e você pode seguir com a troca da ROM por exemplo!

O método acima é 100% funcional, então caso esteja com algum problema ou mensagem de erro, verifique se não pulou nenhuma das etapas aqui listadas, e claro, qualquer dúvida ou sugestões sobre o assunto basta enviar seus comentários abaixo!

12 comentários em “Como desbloquear bootloader Xiaomi – Qualquer aparelho da Xiaomi!

  • 22 de junho de 2018 a 12:11
    Permalink

    Luiz quando clico em desbloquear ele abre uma tela para eu fazer o download do Mi Unloker e não abre o formulário para pedir desbloqueio.
    Quando clico para fazer o download da erro de página….

    Responder
    • 24 de junho de 2018 a 19:41
      Permalink

      Tente usar outra conta no site.

      Responder
  • 30 de junho de 2018 a 16:15
    Permalink

    Consegui acessando de outro lugar, agora nao precisa mais enviar o formulario pedindo autorizacao…eh so baixar o miunlocker e esperar o prazo.

    Responder
  • 14 de julho de 2018 a 14:51
    Permalink

    Nunca chega na tela de solicitar o desbloqueio. Sempre Clico unlock vai pra tela de colocar apelido no fórum

    Responder
  • 17 de julho de 2018 a 14:44
    Permalink

    Boa tarde, como está o processo para solicitação de desbloqueio? Só aparece para baixar o miflash.

    Responder
  • 23 de julho de 2018 a 10:23
    Permalink

    Olá, tenho um Redmi 2 Pro e nele não tem a opção Mi Unlock status para eu adicionar a conta. Sempre que tento fazer o desbloqueio da um erro em 99%, já revirei o celular e minha versão do sistema não tem essa opção.

    Estou com a MIUI Global 9.2 Estavel – 9.2.5.0(LHJMIEK)

    Responder
  • 24 de julho de 2018 a 22:36
    Permalink

    Uduluiz poderia atualizar esse tutorial

    Responder
    • 25 de julho de 2018 a 14:40
      Permalink

      A Xiaomi parece que modificou o procedimento, estarei atualizando o processo em breve.

      Responder
  • 25 de agosto de 2018 a 14:24
    Permalink

    vou ter que esperar 360 horas para conseguir desbloquear o bootloader tentei varias formas mais nao deu

    Responder
  • 14 de setembro de 2018 a 19:13
    Permalink

    Galera adquiri um Mi8 recentemente, realmente o processo mudou, não tem mais essa de formulário, você faz tudo pelo programa e por incrivel que pareça, ele me mandou esperar 700 horas.
    Vou me contentar em usar a Rom Chinesa/Ingles por enquanto.

    Maycon

    Responder
  • 28 de setembro de 2018 a 14:21
    Permalink

    Sobre o processo acima, coloquei uma observação que atualmente não precisa mais fazer a etapa 3, a Xiaomi facilitou o processo agora!

    Responder
  • 6 de outubro de 2018 a 18:40
    Permalink

    tenho um MI6, pra galera que ta tentando recentemente, não tem mais questionario nem precisa esperar sms nem nada, tudo agora é pelo programa que a xiaomi ja disponibilza no site para todos baixarem, no entanto, ainda tem espera, preparei a porra do celular todinho, e quando chegou na hora de desbloquear depois de eu ja ta com o celular ate em fastboot deu que eu teria que esperar 72 horas… 3 fuckings dias..
    e eu vou ta saindo para um lugar bonito amanhã e já queria a gcam pra fazer fotos maravilhosas e ter o desfoque na camera frontal :(((((

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *