Coronavirus e as importações da China! Quais os riscos e problemas?

Com o surto do coronavirus na China existirá um impacto direto nas compras feitas online assim como na economia como um todo, isso devido aos riscos do vírus por lá!



Coronavirus! É um dos principais assuntos do momento em todo o mundo, inclusive com casos suspeitos do vírus no Brasil, em cidades como São Leopoldo-RS, Curitiba/PR e Belo Horizonte/MG, casos esses que ainda aguardam confirmação através de exames.

Confira: Impressora 3D resina já no Brasil

E como todos sabem o epicentro do vírus teve inicio em Wuhan na China, e tem se espalhado rapidamente, fazendo com que o governo Chinês tomasse medidas drásticas, para evitar ainda mais a disseminação do vírus.

Coronavirus-Riscos de comprar da China?

Apesar do assunto ser realmente sério, é comum encontrar memes na internet relacionados a compra de produtos da China, dando a entender que o Coronavirus poderia vir em produto comprado China.

Muitos memes e piadas circulam na internet em relação ao coronavirus e compras na China, como Aliexpress.

Mas será que existe algum risco realmente?

Essa é a pergunta das pessoas que compram com frequencia do Aliexpress, Banggood, Gearbest, entre outros!

O risco de transmissão de coronavírus em contato com mercadorias ou encomendas, em particular do AliExpress, não foi identificado, segundo reportagem publicada no jornal Russo Izvestia, com base em informações repassadas pelo serviço de imprensa do AliExpress Russia.

No entanto, alguns cientistas acreditam que a infecção é bem possível por contato, se uma pessoa doente tocou a embalagem.

“Pequenas gotículas com o vírus que se formam ao tossir e espirrar se depositam nos utensílios domésticos, e uma pessoa que os toca pode ficar infectada”, disse o chefe do Laboratório de Virologia do Centro Federal de Diversidade Biológica da Biota Terrestre do Leste Asiático, Extremo Oriente.

Por outro lado o chefe do departamento de doenças infecciosas com cursos de epidemiologia e fisiologia da Universidade RUDN Galina Kozhevnikova acredita que a transmissão do coronavírus por pacotes de uma loja online chinesa é improvável devido à sensibilidade do patógeno às mudanças ambientais.

“Geralmente, o vírus vive no ambiente externo por apenas algumas horas. A probabilidade de sofrer mutações e se tornar mais estável é extremamente baixa ”, enfatizou Kozhevnikova.
Fonte: https://gorod.lv/novosti/309138-otseneny-riski-zarazheniya-posylok-iz-aliexpress-koronavirusom

Ou seja, o Coronavirus não consegue resistir por muito tempo fora de um hospedeiro! Ainda mais para quem vive no Brasil e compra da China, pois como todos sabem é comum levar cerca de 30 dias para receber algo de fora, isso quando da sorte!

Atrasos devido ao Coronavirus

Por outro lado, quem costuma comprar da China deve observar alguns atrasos no envio das encomendas, uma vez que para evitar a disseminação, como explicado no inicio do post, as autoridades chinesas estão limitando meios de transportes e isolando cidades onde a infecção do Coronavirus é maior.

Sem esquecer que entre os dias 23 e 30 de janeiro de 2020, acontece o Ano Nov Chinês, feriado esse que foi inclusive prorrogado pelo Governo Chinês para contar a propagação do vírus.

Desta forma, enquanto o Coronavirus não estiver sobre controle, os atrasos devem acontecer!

E você o que acha do assunto? Mande seus comentários e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *